24 de jul. de 2011

Mesmo discurso, mesma proposta

Post do blog www.palpitepolitico.blogspot.com

Entre os livros de cabeceira do governador Tarso Genro (PT) deve estar a obra "Boa Escola para Todos", lançada no início deste ano pela ex-secretária estadual da Educação, Mariza Abreu. O petista quer discutir os rumos do ensino no Rio Grande do Sul de forma ampla, com a sociedade, não somente com o magistério ou a entidade que representa os professores. Essa foi a mesma proposta que Mariza coordenou durante o governo Yeda Crusius (PSDB), mas os resultados não foram plenos em razão da conjuntura política da época.

O governador também está disposto a colocar em prática algo que sua antecessora procurou estabelecer: a remuneração por desempenho dos educadores. Durante a campanha eleitoral de 2010, Tarso foi lacônico ao abordar o assunto, tendo em vista a posição contrária do PT sobre a valorização por mérito. Em resumo, Tarso quer fazer o mesmo que Yeda buscou colocar em prática, mas enfrentou a resistência do PT e a satanização do sindicato dos professores.

Na carona das propostas parecidas, Tarso joga com a desinformação das pessoas... Leia mais

22 de jul. de 2011

Segmento voltado para debater a educação

Formar um segmento partidário voltado para discutir os rumos da educação no Estado e no país. Esse foi o tema do encontro que reuniu educadores neste sábado (23), na sede estadual do PSDB, em Porto Alegre. A ex-secretária estadual da Educação, Mariza Abreu, e o professor Tomaz Wonghon conduziram a reunião que contou com a presença de Elton Ferreira, Diego Tormes, Heitor Thomé, Helena Mattos, Luís Gustavo Machado, Martim Barboza, Silvio Oliveira e Terezinha Roque.

Na pauta estavam os meios para estruturação do grupo em nível de partido, a identificação das bandeiras defendidas pelo PSDB na educação e a elaboração de matérias que subsidiem lideranças e ações partidárias. O uso de redes sociais para fomentar debates, expor posições e apresentar propostas também estavam entre os assuntos abordados.

Para o presidente do PSDB-RS, deputado federal Nelson Marchezan Junior, a formação do segmento pode contribuir para a atração de simpatizantes ligados ao ensino. Marchezan esteve no encerramento do encontro e traçou um panorama do partido no Estado. Um novo encontro foi marcado para o dia 13 de agosto, visando dar continuidade ao processo de formação no grupo.

Colaboração:
LUÍS GUSTAVO MACHADO / JORNALISTA (DRT-RS 15280)