31 de ago. de 2011

Despreparo para apresentar propostas

Post de Marta Fattori

Gostaria de questionar alguns pontos relativos a proposta do governo Tarso Genro (PT) para o Ensino Médio na rede estadual. As ideias apresentadas são semelhantes aos Referenciais Curriculares - Lições do Rio Grande, estabelecidos no governo Yeda Crusius (PSDB). Entretanto, muitas dúvidas existem sobre as mudanças sugeridas pelo PT.

Os materiais do Lições do Rio Grande, deixados por Yeda, surgiram da necessidade do Estado de ter seus próprios referenciais embasados nos indicadores fornecidos através das avaliações externas, como SAEB, SAERS e ENEM. Analisados por consultores de todas as áreas, os Referenciais Curriculares representam uma construção a partir da legislação nacional (DCNs e PCNs). Eles foram aprovados por universidades, especialistas de todas as áreas e professores atuantes na Educação Básica.

Diante disso, qual é a mudança que está sendo proposta agora? Com que material? Quais são as orientações passadas as escolas para as mudanças apresentadas pelo governo do PT? Os professores das escolas do Ensino Médio estão consultando o material do Lições do Rio Grande (que a atual administração determinou o descarte) para terem embasamento na construção dos componentes curriculares que fazem parte dessa nova proposta?

As mudanças propostas pelos petistas deixam muitas dúvidas. A secretaria da Educação, durante o governo Yeda, sugeriu o Lições do Rio Grande para que cada escola construísse sua proposta curricular respeitando a realidade e contexto em que a comunidade está inserida. Não esquecendo das reuniões pedagógicas necessárias para garantir uma aprendizagem por meio da construção de habilidades e competências, garantindo a interdisciplinaridade na construção do conhecimento.

Participei da capacitação em 2009 com 1.200 profissionais da 4ª Região Escolar, vivemos momentos riquíssimos de formação continuada com base nos Referenciais Curriculares. Não vimos nenhum professor desaprovar o conteúdo dos materiais, muito pelo contrário, afirmavam nunca terem tido oportunidade igual para repensar sua prática docente e construir novos objetos de aprendizagens. Sem dúvida, a proposta leva em conta a Educação do Século XXI.

Lamento presenciar tamanho descaso do atual governo com o ensino em nosso Estado. Como diz a ex-secretária da Educação, Mariza Abreu, “a descontinuidade de políticas na Educação faz milhares de vítimas, nossos alunos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário