14 de mai. de 2012

Contribuição ao país

No PSDB na Câmara de 14 de maio de 2012, deputados destacam que prêmio reconhece trajetória política e acadêmica de Fernando Henrique Cardoso
Ex-presidente Fernando Henrique Cardoso

O presidente de honra do PSDB e ex-presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, foi indicado vencedor do Prêmio John W. Kluge, concedido pela Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos. Na opinião dos deputadosCésar Colnago (ES) e Vanderlei Macris (SP), a homenagem é um reconhecimento pelo esforço intelectual do tucano e por sua contribuição ao Brasil.

O prêmio reconhece figuras destacadas nos estudos da humanidade, como aqueles feitos por FHC em seu trabalho acadêmico como sociólogo. O legado como presidente da República também influenciou a escolha. O ex-presidente, que governou o país entre 1995 e 2002, receberá o prêmio em uma cerimônia em Washington dia 10 de julho. A distinção, cujo nome homenageia o benfeitor da Biblioteca do Congresso norte-americano, também dá ao vencedor US$ 1 milhão. As informações são do jornal “O Estado de S. Paulo”.

“O presidente FHC é um grande intelectual, uma pessoa que sempre teve – nos seus estudos – muita preocupação com questões ligadas aos problemas do país. Além de grande pensador, conseguiu com a política exercer um mandato voltado para o interesse público”, afirmou Colnago.

Segundo o parlamentar, o ex-presidente contribuiu com ações e políticas para a estabilidade econômica. “Nada melhor para julgar um homem do que mostrar a sua história. O prêmio só consolida a história de um grande brasileiro”, concluiu.

Em entrevista à Reuters, Fernando Henrique afirmou que recebeu a notícia com surpresa e satisfação. “Surpresa porque o prêmio foi dado sem que eu o esperasse e sem ter a mais vaga ideia de que ele seria concedido a alguém cujas obras acadêmicas principais foram escritas há tanto tempo”, disse. “Satisfação por ver no prêmio o reconhecimento do esforço intelectual que fiz e, especialmente, como foi ressaltado no anúncio, porque o prêmio se deu também em função da coerência entre o que escrevi e minha ação política.”

Para Macris, a trajetória de FHC mostra que o Brasil teve na presidência um grande estadista. “Ele é hoje reconhecido internacionalmente. Sem dúvida nenhuma, do ponto de vista da sua gestão, conseguiu transformar o sociólogo numa referência da prática que exerceu enquanto presidente. O PSDB tem orgulho de o ter tido como presidente”, apontou.

“A análise acadêmica (de FHC) das estruturas sociais do governo, da economia e das relações raciais no Brasil estabeleceram a estrutura intelectual de sua liderança como presidente na transformação do Brasil de uma ditadura militar com alta inflação em uma democracia vibrante, mais democrática e com forte crescimento econômico”, informou a Biblioteca do Congresso dos EUA em comunicado.

Reconhecimento

→ O Prêmio Kluge, como é conhecido, começou a ser concedido em 2003 com o objetivo de reconhecer pessoas que se destacam em disciplinas que não são agraciadas pelo Prêmio Nobel.

(Reportagem: Letícia Bogéa/ Foto: Paula Sholl/ Áudio: Elyvio Blower)

Nenhum comentário:

Postar um comentário