14 de nov. de 2011

Posição dos Tucanos da Educação sobre as propostas da Secretaria da Educação do PT – Parte I

No dia 11 de novembro, após o almoço promovido pela Executiva Estadual do PSDB/RS com o Senador Aécio Neves (PSDB/MG), os Tucanos da Educação reuniram-se para tratar de vários assuntos da educação no país e no Estado. Entre outras questões, avaliaram o desastre da aplicação da terceira edição do novo Enem do Ministro Fernando Haddad, e reafirmaram a posição em defesa da volta do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) à sua finalidade original de avaliação dos estudantes ao final da educação básica e da volta dos processos seletivos sob responsabilidade das Instituições Federais de Educação Superior (IFES).

Em relação às duas principais questões em pauta na educação gaúcha, os Tucanos da Educação posicionaram-se contra a proposta de reorganização curricular do Ensino Médio na rede estadual de ensino por entender que a mesma consiste em retrocesso, que acarretará ainda maior queda na qualidade do ensino no Estado, e que está sendo encaminhada de forma impositiva às comunidades escolares. Na reunião, foi discutido e aprovado, com ajustes, o documento, EM ANEXO, sobre a proposta da Secretaria da Educação, elaborado por Mariza Abreu, ex-secretária da Educação, e Lúcio Vieira, ex-superintendente da Educação Profissional do governo do PSDB e seus aliados no período de 2007/2010.

Por fim, segundo a notícia de 09 novembro, do site da Câmara dos Deputados, a apresentação do relatório, com Substitutivo, ao projeto de lei do PNE está prevista para 22 de novembro. Assim, é praticamente impossível que o PNE conclua sua tramitação, na Câmara e no Senado, neste ano. Na melhor hipótese, será votado na Câmara e enviado ao Senado, mas até essa possibilidade começa a se tornar difícil, com a alternativa de que o Plano sequer tenha sua tramitação na Câmara dos Deputados concluída em 2011.

Clique aqui e confira dados sobre a proposta de mudança de currículo do Ensino Médio da Secretaria da Educação do Rio Grande do Sul – 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário