16 de jun. de 2012

Ainda insuficiente

No PSDB na Câmara de 15 de junho de 2012, o Deputado Alfredo Kaefer afirma que o PNE tem avanços, mas não resolve o problema da educação
Dep. Alfredo Kaefer
(PSDB/PR)

A Comissão Especial do Plano Nacional de Educação (PNE) aprovou na quarta-feira (13) o parecer do relator, Angelo Vanhoni (PT-PR). No entanto, continua a luta pela fixação de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) para a educação. O relator fixou o índice em 8% do PIB, mas os destaques devem ser analisados no dia 26 de junho. O projeto ainda poderá ser analisado pelo Plenário da Câmara, caso haja recurso contra a decisão da comissão.

O novo PNE determina as 20 metas para o Brasil cumprir até 2020. Na proposta aprovada, está a indicação de que 8% do PIB deverão ser investidos de forma direta em educação. O deputado Alfredo Kaefer (PR) considera o aumento um avanço, mas avalia que isso não resolve o problema.

O parlamentar critica a desproporção dos gastos no ensino fundamental de estados e municípios com o ensino superior. Kaefer alerta que o PNE não tratou o assunto adequadamente e isso não corrige. “Estamos com grandes metas do ensino superior.

Deveríamos ter a troca de gastos com ensino fundamental, pré-escola, ensino básico e médio”, esclarece o deputado, ressaltando ainda a necessidade de se fazer mais financiamentos para o ensino superior.

(Da assesoria/Foto: Ag. Câmara)

Nenhum comentário:

Postar um comentário