5 de set. de 2011

Satisfação pela continuidade do SAERS

Post de Terezinha Roque

A notícia sobre a realização dos exames do Sistema de Avaliação Educacional do Rio Grande do Sul (SAERS) nas escolas municipais e instituições particulares deve ser comemorada pelos gaúchos comprometidos com busca contínua da qualidade no ensino. Os resultados do SAERS produzem informações importantes, que indicam o nível de desenvolvimento escolar em cada etapa da escolaridade dos alunos.

Os dados da avaliação permitem diagnosticar o andamento do processo educativo, na perspectiva de adotarem medidas que contribuam para garantia do direito do estudante de aprender. Trata-se de um instrumento valiosíssimo que o governo do PT subtraiu das escolas estaduais. Estamos diante de uma atitude jurássica, prepotente e criminosa pedagogicamente, pois está impedindo que a educação pública gaúcha continue a passos homéricos na busca de uma educação de qualidade.

Vamos relembrar:

O QUE É O SAERS?
É o Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul, criado por decreto do Governo do Estado em 2007, para obter informações sobre a qualidade do ensino nas escolas gaúchas.

QUAIS SÉRIES SÃO AVALIADAS?
Turmas da 2ª e 5ª série do Ensino Fundamental de oito anos letivos ou do 3º e 6º ano do Ensino Fundamental de nove anos letivos e as turmas do 1º ano do Ensino Médio.

O QUE É AVALIADO?
Língua Portuguesa (leitura e interpretação de textos e ditado de frases na 2ª série/3º ano) e Matemática (resolução de problemas). Também são aplicados questionários aos alunos, professores e diretores, para identificar as condições internas e externas da escola que interferem no desempenho escolar dos alunos.

COMO SÃO UTILIZADOS OS RESULTADOS DO SAERS?

São considerados para:
· Implementação de ações de formação continuada de professores;
· Divulgação das boas práticas de escolas com melhores resultados;
· Identificação de escolas com resultados insuficientes para receber apoio do poder público e replanejamento de sua gestão e ação pedagógica.

POR QUE FAZER O SAERS, SE EXISTE A PROVA BRASIL?
· Para aplicar as provas e questionários também nas escolas rurais;
· Para divulgar questões das provas, que não são divulgadas pelo MEC, para as escolas e professores utilizarem no aperfeiçoamento de sua prática em sala de aula;
· Para avaliar outras séries que não as avaliadas pelo MEC e que são momentos decisivos no percurso escolar dos alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário