28 de out. de 2011

Principal problema do ENEM 2011: questões vazadas em escola de fortaleza


Post de Mariza Abreu*

O assunto do dia hoje (27.10.11) foi o vazamento de questões da prova do Enem numa escola de Fortaleza e ironicamente, pois o tema da redação do Enem fora o "VIVER EM REDE NO SÉCULO XXI: OS LIMITES ENTRE O PÚBLICO E O PRIVADO", sua repercussão nas redes sociais.

Pelas notícias publicadas na imprensa e matérias assessoria de comunicação social no site do Ministério da Educação, constata-se que o MEC começou negando o vazamento de questões do Enem e terminou por admitir que as questões vazaram do pré-teste aplicado no Colégio Christus, em Fortaleza, em outubro de 2010, para compor o banco de itens do Inep/MEC.

Mesmo antes de admitir o vazamento, tomou a decisão de anular a prova dos 639 alunos do Colégio Christus que poderão refazer o Enem ao final de novembro, quando o exame será aplicado aos detentos.

Em conseqüência, vários fatos desencadearam-se. O Ministério Público Federal do Ceará ajuizou Ação Civil Pública com pedido de anulação do Enem em todo o país ou da anulação das 14 questões vazadas, ou seja, presentes nas provas do Enem e divulgadas no material do Colégio Christus dias antes do fim de semana de realização do Exame.

Por sua vez, o MEC informa que a Polícia Federal está investigando os responsáveis pelo vazamento das questões do pré-teste aplicado no Colégio Christus, em outubro de 2010.

Na Câmara dos Deputados, por encaminhamento da liderança do PSDB, Duarte Nogueira (SP), e do deputado Vanderlei Macris (SP), a Comissão de Fiscalização Financeira e Controle promoverá audiência pública com o ministro da Educação, Fernando Haddad, no próximo dia 9 de novembro, para tratar de assuntos relacionados ao Enem.

Por fim, e provavelmente o mais importante, estudantes de várias cidades brasileiras estão programando manifestações de protesto por meio de redes sociais, previstas para Fortaleza, Rio, Niterói, Porto Alegre, Cuiabá e São Paulo. Em Fortaleza, programam uma passeata criativamente chamada de "ENEMganados". Nas outras cidades, o "Protesto contra o Vexame Nacional do Ensino Médio" está marcado para o dia 13 de novembro, domingo.

Conforme postagens no Facebook, o movimento dos estudantes afirma não ser contrário à realização do Enem, mas defende que ele atenda à sua finalidade que é testar o Ensino Médio e pede a volta dos vestibulares individuais de cada universidade.  E argumentam suas posições referindo-se também aos problemas do Enem em 2009 (vazamento da prova e consequente adiamento do Exame) e 2010 (erros de impressão do cartão de resposta e nas provas amarelas).

*Ex-secretária da Educação do Rio Grande do Sul

Nenhum comentário:

Postar um comentário