7 de dez. de 2011

Desafios da Educação no Rio Grande do Sul e Porto Alegre

Referenciais curriculares Lições
do Rio Grande distribuídos em 2009
O ITV/POA encerrou 2011 debatendo os "Desafios da Educação no Rio Grande do Sul e Porto Alegre", com a ex-secretária da Educação, Mariza Abreu.

Com base na compreensão de que, nas últimas décadas, têm preponderado os interesses corporativos dos professores em prejuízo dos interesses dos alunos e da sociedade, o desafio da gestão da educação gaúcha é o de articular a necessidade legítima da sociedade por melhor educação com a demanda também legítima dos professores por melhores salários e condições de trabalho, no contexto dos limitados recursos do governo estadual.

A partir dessa premissa, Mariza Abreu sintetizou a lógica da gestão do governo do PSDB de racionalização da gestão, por exemplo, no que se refere à aplicação de recursos financeiros e de pessoal, sem concessões à pressão corporativa, ao mesmo tempo em que encaminhou medidas pedagógicas para melhoria da educação, como o Projeto de Alfabetização das Crianças de 6 e 7 Anos e os referenciais curriculares Lições do Rio Grande, sem caráter impositivo aos professores. 

Segundo a ex-secretária, a Secretaria da Educação do governo tucano tinha a compreensão de que no pedagógico não se impõe, pois não se obriga o professor a dar aula da maneira com a qual ele não concorda. É preciso "conquistá-lo", respeitando-o. O magistério somente modificará sua prática docente quando entender uma proposta nova de trabalho, concordar com ela, aderir a ela e se sentir adequadamente preparado para desenvolvê-la e implementá-la. Na "marra", não sai. 

O governo, por meio da Secretaria, pode e deve estabelecer regras para, por exemplo, realização das matrículas, formação de turmas, lotação de professores nas escolas, liberação de ponto para freqüência a atividades fora da escola etc. No pedagógico, é preciso apoiar os professores com material pedagógico e formação continuada, como fez o governo do PSDB. E avaliar os resultados de aprendizagem dos alunos por meio de processos de avaliação externa, como faz o MEC com o Saeb e a Prova Brasil, como fazem vários Estados brasileiros e o RS do PSDB fez com o Saers.

Mas a lógica da gestão petista é inversa: concede ao corporativismo (por exemplo, cede dirigentes sindicais ao Cpers além do permitido em lei) e tenta impor no pedagógico (por exemplo, a reforma do Ensino Médio). Ao final a ex-secretária apresentou um balanço de 2011 na educação e uma avaliação da educação em Porto Alegre.

Faça download da palestra da ex-secretária Mariza Abreu.

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