8 de dez. de 2011

A educação municipal de Porto Alegre vai mal

Como explicar os resultados educacionais da rede municipal de Porto Alegre, comparados com as demais redes de ensino das capitais brasileiras e dos maiores municípios gaúchos?

No debate no ITV/POA em 7 de dezembro, a ex-secretária de Educação, Mariza Abreu, apresentou uma sistematização de informações sobre a educação da rede municipal de Porto Alegre no contexto das redes municipais das 26 capitais dos Estados brasileiros e das redes municipais dos 20 municípios com maior população do Rio Grande do Sul, os quais juntos concentram metade da população gaúcha.

Nos dois grupos, Porto Alegre apresenta boa posição nos indicadores sócio-econômicos, a rede municipal de ensino tem uma das menores participações na oferta das matrículas do Ensino Fundamental no município em comparação com a rede estadual e os resultados educacionais, de acordo com o Ideb do MEC do governo federal do PT, não são nada satisfatórios. Isso, apesar de a Prefeitura municipal remunerar os professores com salário muito superiores aos da rede estadual de ensino.

A ex-secretária da Educação, Mariza Abreu, concluiu sua apresentação no ITV/POA com as seguintes afirmações:

1. Pela situação da educação do RS todos são responsáveis, pois, desde 1982, responderam pela SEC PP (1 vez), PMDB (2 vezes), PDT (2 vezes), PSDB (1 vez) e PT (2 vezes).

2. A perda de qualidade da educação deve-se à redução da capacidade de investimento em educação do governo, devido à crise fiscal e às crescentes despesas com previdência, e à descontinuidade das políticas educacionais.

3. Em Porto Alegre, não há insuficiência de recursos nem descontinuidade da política educacional.

4. Desde 1985, a SMED foi do PDT, 16 anos do PT e, no governo do PPS/PMDB, novamente do PDT, com poucas mudanças na política educacional

5. Portanto, continuidade da política educacional somada à não insuficiência de recursos não gera qualidade da educação se essa política for equivocada.

6. Os professores de POA não são responsáveis por esses resultados, e sim os gestores públicos.

Faça download dos dados da educação municipal em Porto Alegre em comparação com as demais capitais dos Estados brasileiros e com os outros municípios gaúchos mais populosos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário