8 de fev. de 2012

Apresentado o Relatório "De Olho nas Metas" do Todos pela Educação 2011

Post de Mariza Abreu*

Quarto Relatório do Todos pela Educação mostra avanços e desafios da educação básica no Brasil e no Estado

Ontem, 7 de fevereiro de 2012, foi apresentado o Quarto Relatório de monitoramento das 5 Metas do Todos Pela Educação 2011 que foi comentado em matéria do Jornal Nacional da Rede Globo.

Para quem não lembra, o Todos Pela Educação é um movimento da sociedade civil, fundado em 2006, com a missão de contribuir para a garantia do direito de todas as crianças e jovens à Educação Básica de qualidade no Brasil.

Este grande objetivo, com prazo de cumprimento até 2022, ano do Bicentenário da Independência do Brasil, foi traduzido em 5 Metas:
Meta 1 Toda criança e jovem de 4 a 17 anos na escola
Meta 2 Toda criança plenamente alfabetizada até os 8 anos
Meta 3 Todo aluno com aprendizado adequado à sua série
Meta 4 Todo jovem com Ensino Médio concluído até os 19 anos
Meta 5 Investimento em Educação ampliado e bem gerido

O Relatório de 2011 apresenta novos dados em relação às metas 1, 2 e 5. Entretanto, no que se refere às metas 3 e 4, repete as informações já constantes do Relatório de Olho nas Metas 2010, apresentado em 1º de dezembro de 2010.

Assim, os comentários que fizemos no livro Boa Escola para Todos: gestão da educação e debate sobre valorização dos professores no Rio Grande do Sul – 2007 a 2010, lançado em fevereiro de 2011, continuam válidos e atuais. Reproduzimos a seguir trechos do Boa Escola, das páginas 71 a 73.

Meta 3 Todo aluno com aprendizado adequado à sua série

Apesar de não guardar a posição que já teve no contexto da educação nacional e de não atingir o conjunto das metas propostas, a educação gaúcha mantém-se, ainda, em posição relativamente favorável.

Na 4ª série/5º ano do ensino fundamental, o Rio Grande do Sul ocupa o 7º lugar, atrás do Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Distrito Federal, Espírito Santo, e de Santa Catarina, em Língua Portuguesa, e do Rio de Janeiro, em Matemática.

Na 8ª série/9º ano, em 5º lugar em Língua Portuguesa, atrás de Minas Gerais, Distrito Federal, Mato Grasso do Sul e Rio de Janeiro, e em 4º lugar em Matemática, atrás de Minas Gerais, Distrito Federal e Santa Catarina.

E no 3º ano ensino médio, o Rio Grande do Sul permanece em primeiro lugar no País.

Meta 4 Todo jovem com Ensino Médio concluído até os 19 anos

A taxa de conclusão dos jovens no ensino fundamental na idade certa no Rio Grande do Sul (em 2009, 64,7%)é inferior ao Paraná e Santa Catarina, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, Distrito Federal, Goiás e Mato Grosso.

Na conclusão dos jovens com idade certa no ensino médio, (...) também o Estado (em 2009, 53,1%) fica em terceiro lugar na região Sul, e atrás de São Paulo, Distrito Federal e Rio de Janeiro.

Meta 2 Toda criança plenamente alfabetizada até os 8 anos

Em relação a essa meta, o Relatório de 2011 retoma os resultados da Prova ABC, divulgados pelo Todos pela Educação em 25 de agosto e já comentados em postagem deste blog do dia 29 de agosto de 2011.

A Prova ABC foi uma avaliação inédita da alfabetização das crianças concluintes do 3º ano/2ª série do ensino fundamental em Leitura, Matemática e Escrita, aplicada pela primeira vez no primeiro semestre de 2011 a cerca de 6 mil alunos de escolas estaduais, municipais e particulares em todas as capitais do País.

Os  resultados da Prova ABC permite monitorar a meta 2, para a qual até então não havia indicadores adequados. Entretanto, esses  resultados são apresentados para o País e cada região brasileira, sem resultados por Estado, como nas metas anteriores.

Em próximas postagens, comentaremos as metas 1 e 5.

*Ex-secretária da Educação do Rio Grande do Sul e membro da Comissão Técnica do Todos pela Educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário