15 de fev. de 2012

Modelo para o país

Dep. Duarte Nogueira (PSDB/SP)
No PSDB na Câmara de 10 de fevereiro, o Deputado Duarte Nogueira afirmou que São Paulo é vitrine para o Brasil em educação

Os resultados da educação em São Paulo mostram que a gestão Geraldo Alckmin trabalha para melhorar a qualidade do ensino. Essa é a avaliação do deputado Duarte Nogueira (SP). A área no estado superou os limites estabelecidos pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), indicador criado pelo governo federal. “Serve de exemplo para o país. A unidade é uma vitrine no setor.”

De acordo com a Secretaria de Educação de São Paulo, no ciclo 1 do fundamental (4ª série/5º ano), o Ideb obtido em 2007 foi de 5.0, enquanto a meta era 4.8. Em 2009, a nota foi 5.5 para estimativa de 5.1. Na fase 2 (8ª série/9º ano), a avaliação alcançada em 2007 foi de 4.3, um ponto acima da meta. Em 2009, passou para 4.5, sendo que o limite era 4.4. Na 3ª série do ensino médio, em 2007 e em 2009, o resultado foi 3.9 para previsões, respectivamente, de 3.6 e 3.7.

Para Nogueira, a marca alcançada é consequência da política eficiente estabelecida por Alckmin. “O estímulo para o professor ter um salário melhor para se dedicar mais aos alunos, o investimento na tecnologia de aprendizagem, a oferta de instrumentos como livros e cadernos e a preocupação com a merenda. Os fatores refletem nesse resultado. Isso demonstra que SP está no caminho certo”, ressaltou.

Em relação ao dado sobre a população não atendida, o estado atingiu elevados níveis de escolarização em todos os segmentos de renda. Conforme dados da Pnad/IBGE, de 1992 a 2008, no fundamental, a taxa de escolaridade evoluiu de 91,1% para 97,4%. A variação entre os 20% mais pobres passou de 85,2% para 96,6%. No mesmo período, para o ensino médio, a taxa cresceu de 29,7% para 69,5%. Entre os 20% mais pobres da população paulista, o aumento foi de 10% para 55,7%.
Nogueira conclui que os dados mostram que a educação na unidade federativa não é só prioridade no discurso, mas na prática. Além disso, ela é exitosa.

Experiência de sucesso

→ Outro número favorável está na proporção de jovens que concluíram a educação básica de 2002 a 2008. Segundo dados do IBGE, a proporção de jovens de 16 anos que concluíram o ensino fundamental nesse período cresceu de 71,2% para 80%.

(Reportagem: Letícia Bogéa/ Foto: Beto Oliveira/Agência Câmara /Áudio: Elyvio Blower)

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