6 de fev. de 2012

Descaso com educação

Dep. Rogério Marinho (PSDB/RN)
No PSDB na Câmara hoje (6 de fevereiro), o Deputado Rogério Marinho afirma que falta competência para construir seis mil creches

O deputado Rogério Marinho (RN) apontou divergências e incoerências nos números apresentados pelo governo federal para a entrega de creches no Brasil. Durante a campanha, a presidente Dilma prometeu levantar 6,4 mil unidades e pré-escolas. Na mensagem enviada ao Congresso na semana passada, a petista afirma que apoiou a construção de 1.148 creches. “O Estado de S. Paulo” a desmente. Segundo a reportagem, nenhuma obra ainda foi concluída.

Para Marinho, diante da dificuldade da gestão petista em executar as promessas, além da falta de competência, o Planalto infla os dados. Ele considera improvável que Dilma cumpra o previsto no orçamento. “Não consegue tirá-las do papel em função da dificuldade operacional e gerencial. Em contrapartida, continua aumentando de forma geométrica o custeio. Isso é o que chamamos de gasto ruim.”

O tucano afirma que a educação deveria ser prioridade, pois uma criança que não passa pela pré-escola tem mais dificuldade no aprendizado. Segundo ele, o PT precisa colocar em prática e construir as escolas prometidas. “Esperamos que as creches saiam do papel. Há realmente um consenso no país de que devemos fortalecer o processo educacional. Mas não podemos fazer com que o consenso seja retórico. Ele tem que se traduzir em ações”, disse.

De acordo com o “Estadão”, para cumprir a promessa de campanha da presidente de construir as 6.427 creches e pré-escolas em quatro anos, o Ministério da Educação tem que inaugurar 178 unidades por mês, ou cinco por dia, até o fim de 2014.

Como mostra o Instituto Teotônio Vilela, (ITV), órgão de estudos políticos do PSDB, a mensagem enviada ao Congresso corrobora que, no ritmo atual das promessas feitas na época da campanha, Dilma demorará décadas para executá-las. O ITV lembra que, quando não consegue cumprir as promessas, o governo apela para as mentiras.

(Reportagem: Artur Filho / Foto: Saulo Cruz/Agência Câmara / Áudio: Elyvio Blower)

Nenhum comentário:

Postar um comentário