27 de abr. de 2012

Entrevista, Mariza Abreu - Nossa proposta para os professores era muito melhor do que a de Tarso

Do blog de Polibio Braga em 27 de abril de 2012, sexta feira

ENTREVISTA: Mariza Abreu, ex-secretária da Educação.

Mariza Abreu
Nossa proposta para os professores era muito melhor do que a de Tarso.

São semelhantes as propostas de Yeda e de Tarso sobre o piso nacional do magistério ?
A nossa era muito superior e ainda assim foi rejeitada ferozmente.

Quais as diferenças entre uma e outra ?
Na nossa época, 2009, propusemos elevar quem ganhava menos, R$ 950,00 para aquele ano, e R$ 1.500,00 no ano seguinte, como remuneração mínima, compreendendo as vantagens. A lei e uma cautelar que obtivemos em juízo, permitia este tipo de proposta. No caso de Tarso, ele não cumpre a lei, conforme decidido contra ele pelo STF em abril do ano passado. Ele cria arbitrariamente o conceito do piso como remuneração mas sem a inclusão das vantagens.

Pouca gente seria contemplada em ambos os casos.
No nosso governo, o aumento beneficiaria 27 mil professores. A atual proposta poderá beneficiar 35 mil, segundo diz o governo. O universo de matrículas no RS é de 155 mil.

Quem tem razão ?
Tenho que reconhecer que desta vez o Cpers tem razão. O acórdão legisla em nome da Assembléia. Tarso confunde os professores e a opinião pública.

E a solução ?
Nós, no governo Yeda, sempre afirmamos que o piso como vencimento inicial é impagável nesta carreira. Queríamos e ainda queremos mudar o Plano. Tarso e o PT prometeram o impossível, foram surpreendidos pela decisão do STF e agora buscam saídas para confundir. Eles sabem que será preciso mudar o Plano de Carreira para pagar o piso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário