5 de abr. de 2012

Posição contrária à extinção da Suepro encaminhada ao Piratini

Post de Mariza Abreu, ex-secretária da Educação do Rio Grande do Sul

O Correio do Povo de hoje, 5 de abril, traz notícia sobre reunião de comissão integrada pelo Deputado Alceu Barbosa Velho, a diretora da Escola Técnica Parobé, , Carmen de Andrade, e por dirigentes de entidades de escolas agrícolas do Rio Grande do Sul com o chefe da Casa Civil, Carlos Pestana, na qual a comunidade escolar manifestou sua posição pela manutenção da Suepro - Superintendência de Educação Profissional, criada por lei em 1998.

A notícia do Correio também informa ainda que "O tema também foi tratado na reunião do Fórum de Educação da Agenda 2020, dia 3/4, quando foi lida a nota pública feita por entidades contra a extinção do órgão."

É possível que o movimento em defesa da Suepro não tenha resultado imediato, devido ao caráter impositivo e autoritário da atual gestão da Educação no Estado. Mas a posição está firmada. E não é de partidos ou grupos de oposição. Consiste em posicionamento dos diretores, professores e alunos das escolas técnicas estaduais do Rio Grande do Sul.

Em primeiro lugar, essa atitude unilateral do governo Tarso será um dia cobrada, nem que seja nas próximas eleições. Segundo, é gratificante vivenciar processos como esse - um governo criou a Suepro, de Antonio Britto, os governos de Rigotto e Yeda valorizaram e fortaleceram essa Superintendência e, hoje, sua manutenção é defendida pela comunidade das escolas técnicas, como comprovação do acerto dessa medida. E, por fim, será trabalhoso reconstituir na Secretaria da Educação as estruturas e programas descontinuados pelo governo Tarso. Se há desmonte da educação gaúcha é esse que estamos assistindo nos dois últimos anos !!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário