28 de abr. de 2012

No Dia da Educação, nossa homenagem ao magistério

Post de Mariza Abreu*


No Dia da Educação, comemorado hoje, 28 de abril, por iniciativa da ONU, nossa homenagem às professoras e professores que abrem janelas para seus alunos.
Quando estivemos à frente da Secretaria de Estado da Educação, comemoramos a Semana da Educação em 2007, 2008 e 2009 com semanas de mobilização, para dar visibilidade às ações da gestão educacional e promover o debate e mobilização social necessários à demanda por educação de qualidade, tanto da comunidade educacional quanto da opinião pública em geral. 

Na semana de 26 a 30 abril de 2007, foi realizada mesa-redonda com diretores de 10 escolas estaduais e municipais, com melhores resultados na Prova Brasil de 2005, para divulgar boas práticas, com os resultados dessa reunião divulgados na imprensa gaúcha. E todas as escolas foram estimuladas a debater, por meio de material disponibilizado no site da Secretaria, o desempenho de seus alunos nas provas aplicadas pelo MEC e a projetar ações para melhorar seus resultados. 

Em 2008 e 2009, a Semana da Educação foi comemorada respectivamente de 22 a 29 de abril e de 20 a 27 de abril, com folders e cartazes para divulgação das atividades realizadas, tais como: termo de assinatura ou inaugurações de obras em escolares; aulas em escolas estaduais ministradas pela Secretária da Educação, numa oportunidade pela governadora do Estado; projeções de filmes para professores, seguidas de debates; visitas a escolas com o Programa Escola Aberta para a Cidadania no fim de semana etc.

Por exemplo: "Pro dia nascer feliz", "Meu nome é rádio", e "Entre os muros da escola", e também apresentação da peça de teatro "Adolescer", e não só nas semanas de mobilização, para alunos de 1º ano do ensino médio.

*Ex-secretária de Educação do Rio Grande do Sul

Nenhum comentário:

Postar um comentário