4 de abr. de 2012

Forum de educação da Agenda 2020: 9,1 bilhões se não for pago piso dos professores

Sugestões para pagamento do piso
Do site da Agenda 2020

O Fórum de Educação da Agenda 2020 se reuniu nesta terça-feira, 3/4, na sede da Pólo RS, em Porto Alegre. Na pauta a formulação do caderno de propostas do setor que será entregue aos candidatos a prefeito em 23 municípios gaúchos nas eleições deste ano e os recentes debates sobre o piso salarial do magistério.

- O governo deve pagar o piso mas precisa adequar o plano de carreira – afirmou a consultora em Educação Mariza Abreu.

Segundo a voluntária, o governo do Estado irá gerar um custo aproximado de R$ 9,1 bilhões em precatórios caso mantenha a sua posição de não pagar o piso.

Como solução ela defendeu a redução da dispersão salarial entre os níveis médios e superior que hoje chegam a 85% (em Santa Catarina é de 26%, por exemplo) e a adoção de medidas como a revisão das regras de incorporação de gratificações aos proventos.

Além disso, defendeu a necessidade de uma progressão funcional na carreira atrelada a melhoria da qualidade de ensino.

- Questões como a formação continuada com aproveitamento, avaliação de conhecimentos e os resultados coletivos da escola precisam estar presentes neste debate – disse Mariza.

Para os candidatos a prefeito o Fórum de Educação da Agenda 2020 deverá focar as sugestões em três eixos estratégicos: ampliação da rede de escolas em tempo integral, implementação de modelos de educação básica com foco na qualidade e investimentos e qualificação dos professores.

- Além disso estaremos apresentando diagnósticos locais que ajudarão muito o futuro gestor – ressaltou o diretor executivo da Agenda 2020, Ronald Krummenauer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário