![]() |
Dep. Duarte Nogueira (PSDB/SP) |
“A medida vai facilitar a vida do trabalhador que quiser estudar, utilizando os instrumentos da tecnologia para ter acesso à informação e ao material didático. O estudante com acesso a esse programa inovador terá oportunidade de qualificação profissional”, afirmou Nogueira nesta sexta-feira (27). “A medida dará condições para as pessoas que não podem pagar cursos presenciais”, completou Mourão.
Segundo Alckmin, o trabalhador poderá estudar sem sair de casa. A maior parte das atividades acontece pela internet com apoio da Univesp TV, um canal de televisão. O governador ressaltou que não se trata de algo novo, mas da utilização de tecnologias de informação e comunicação para levar a universidade pública, gratuita, a quem precisa.
“O ensino à distância cresce nas melhores universidades do mundo. O Brasil só tem 11% de sua população com nível superior. O Chile, 24%. Já os EUA, 41%. Ou seja, o acesso ao ensino superior é difícil”, disse Alckmin. “A expectativa é ter em menos de quatro anos perto de 24 mil alunos estudando nos mais variados cursos, inclusive nas engenharias. É um momento histórico, uma revolução que se faz na universidade pública de São Paulo”, informou o governador.
A Univesp contará com parceiros de peso: a Universidade de São Paulo (USP), ranqueada entre as melhores do mundo; a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a Universidade Estadual Paulista (Unesp), o Centro Paula Souza, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e a Fundação Padre Anchieta. As principais universidades do estado – que já estão entre as melhores do país – estarão integradas à Univesp.
![]() |
Dep. Alberto Mourão (PSDB/SP) |
Por fim, Alckmin falou das aulas de inglês online para alunos do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A primeira turma de 25 mil estudantes começou no dia 5 de março. As inscrições para a segunda turma podem ser feitas até o dia 30 de abril na página da Escola Virtual de Programas Educacionais de São Paulo: evesp.cursos.educacao.sp.gov.br.
(Reportagem: Letícia Bogéa com informações da assessoria do governo do Estado de São Paulo/ Fotos: Alexssandro Loyola/ Áudio: Elyvio Blower)
Nenhum comentário:
Postar um comentário