27 de abr. de 2012

Tecnologia na educação

Do PSDB na Câmara em 27 de abril de 2012, sexta feira: Criação da Universidade Virtual é avanço para o ensino público de São Paulo, afirmam tucanos

Dep. Duarte Nogueira
(PSDB/SP)
O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, encaminhou à Assembleia projeto de lei que cria a Universidade Virtual do Estado de São Paulo, a Univesp. Pioneira, a iniciativa é de grande importância para a expansão do ensino superior público de qualidade, na avaliação dos deputados Duarte Nogueira (SP) e Alberto Mourão (SP).

“A medida vai facilitar a vida do trabalhador que quiser estudar, utilizando os instrumentos da tecnologia para ter acesso à informação e ao material didático. O estudante com acesso a esse programa inovador terá oportunidade de qualificação profissional”, afirmou Nogueira nesta sexta-feira (27). “A medida dará condições para as pessoas que não podem pagar cursos presenciais”, completou Mourão.

Segundo Alckmin, o trabalhador poderá estudar sem sair de casa. A maior parte das atividades acontece pela internet com apoio da Univesp TV, um canal de televisão. O governador ressaltou que não se trata de algo novo, mas da utilização de tecnologias de informação e comunicação para levar a universidade pública, gratuita, a quem precisa.

“O ensino à distância cresce nas melhores universidades do mundo. O Brasil só tem 11% de sua população com nível superior. O Chile, 24%. Já os EUA, 41%. Ou seja, o acesso ao ensino superior é difícil”, disse Alckmin. “A expectativa é ter em menos de quatro anos perto de 24 mil alunos estudando nos mais variados cursos, inclusive nas engenharias. É um momento histórico, uma revolução que se faz na universidade pública de São Paulo”, informou o governador.

A Univesp contará com parceiros de peso: a Universidade de São Paulo (USP), ranqueada entre as melhores do mundo; a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a Universidade Estadual Paulista (Unesp), o Centro Paula Souza, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e a Fundação Padre Anchieta. As principais universidades do estado – que já estão entre as melhores do país – estarão integradas à Univesp.

Dep. Alberto Mourão (PSDB/SP)
Segundo o governador, o objetivo é começar a operar a partir do próximo ano com curso de formação de gestores para micro e pequenas empresas por meio do Centro Paula Souza.

Por fim, Alckmin falou das aulas de inglês online para alunos do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A primeira turma de 25 mil estudantes começou no dia 5 de março. As inscrições para a segunda turma podem ser feitas até o dia 30 de abril na página da Escola Virtual de Programas Educacionais de São Paulo: evesp.cursos.educacao.sp.gov.br.

(Reportagem: Letícia Bogéa com informações da assessoria do governo do Estado de São Paulo/ Fotos: Alexssandro Loyola/ Áudio: Elyvio Blower)

Nenhum comentário:

Postar um comentário