4 de abr. de 2012

Fórum da Educação da Agenda 2020 avaliou a extinção da Suepro

Notícia publicada no site da Agenda 2020 hoje, dia 4 de abril

Da Agenda – A intenção da Secretaria de Educação do Rio Grande do Sul de extinguir a Superintendência da Educação Profissional (Suepro) foi um dos temas da reunião do Fórum de Educação da Agenda 2020 ocorrida nesta terça-feira,3/4, na sede da Pólo RS. Na oportunidade foi lida a nota pública contra extinção do orgão, elaborado por um grupo de entidades que coletaram mais de mil assinaturas contra a iniciativa, entregue ao governador Tarso Genro.

- Foi durante a audiência pública realizada pela Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Estado – informou o ex-superintendente da Suepro e voluntário da Agenda 2020, Lucio Vieira.

Para Martim Barboza, que também atua no Fórum e igualmente foi superintendente do orgão, a iniciativa é lamentável.

- É um exemplo de descontinuidade de gestão que pode sair muito caro para o ensino profissional gaúcho – destacou.

Segundo o diretor executivo da Agenda 2020, Ronald Krummenauer, o debate deve ter continuidade.

- O importante para o futuro do Rio Grande do Sul é que a educação profissional não seja desassistida pela importância que enseja – disse.

Audiência Pública.

A audiência pública para tratar da extinção da Suepro, realizada no dia 27/3, foi proposta pelo deputado Alceu Barbosa (PDT). Para o parlamentar, o que surpreendeu a todos foi a forma como chegou a notícia da extinção da Suepro, que é uma entidade histórica.

- A solução não seria a extinção da Suepro. A solução seria o saneamento da Suepro e colocá-la naquele lugar para a qual ela foi criada – sugeriu.

O deputado Jeferson Fernandes (PT) ressaltou, também durante a audiência, a importância da formação profissional no RS e no Brasil e citou reportagem de televisão que destacava justamente a falta de

profissionais qualificados para suprir a demanda crescente do mercado de trabalho.

- O certo é que nós não temos ainda estruturas educacionais à altura dos desafios que o desenvolvimento impõe para a nação. Pelo que foi posto aqui é intuito que a educação profissional se fortaleça e nós temos que avaliar se isso na prática está se efetivando ou não – ponderou.

O deputado Edson Brum (PMDB) lembrou que diversos países da Europa e Ásia têm baseado sua educação justamente na educação profissionalizante, como também é o caso do governo federal, principalmente com a instituição do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), que está canalizando recursos para o fortalecimento do ensino técnico.

- Aí me parece que o Rio Grande do Sul vai caminhar no sentido contrário – avaliou.

O secretário de Estado da Educação, José Clóvis de Azevedo, destacou que precisa ter condições de fazer a gestão do ensino técnico e colocá-lo na centralidade da pauta da Secretaria, tanto no debate, gestão e execução de obras e políticas.

- Esta será a nossa ação, a Suepro ficará dentro do gabinete do secretário e haverá uma integração dos demais órgãos da Suepro com os órgãos da secretaria para que o ensino técnico tenha respostas melhores para as suas necessidades”, adiantou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário