28 de jan. de 2012

Aparelhamento

No PSDB na Câmara ontem, 27 de janeiro de 2012, o Deputado Azambuja declarou acreditar que mudanças no MEC marcam desorganização do governo na educação
Dep. Reinaldo Azambuja (PSDB/MS)

A mudança no comando do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), anunciada na quinta-feira (26) pelo governo federal, marca o descontrole e a desorganização do setor, na opinião do deputado Reinaldo Azambuja (MS). A ex-presidente Malvina Tuttman é a terceira a deixar o cargo desde 2009, um sinal da incompetência do órgão na realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), alvo de falhas recorrentes. A mudança se deu após Aloizio Mercadante substituir Fernando Haddad no Ministério da Educação.

“São postos-chave, órgãos importantes que tratam do Enem. Os últimos testes tiveram problemas, o que mostra a incompetência de Haddad. Ele não soube coordenar o sistema de controle e aplicação das provas”, disse. “Já é marca do PT fazer mudança e aparelhar o Estado. Isso gera descontrole na administração pública.”

A secretária de Educação Básica, Maria do Pilar Lacerda, também deixou a pasta. Ela anunciou o nome de seu substituto, o sociólogo e membro do Conselho Nacional de Educação César Callegari – indicação não confirmada pelo MEC. Mercadante enfrenta pressões para definir o novo titular da Secretaria de Educação Superior (Sesu), cargo que gerencia a rede de 59 universidades federais. Atual ocupante da vaga, Luiz Claudio Costa está cotado para assumir o Inep, órgão responsável pelo Enem.

Na avaliação de Azambuja, esse é o momento de organização. “Precisamos de um comando único para que o exame volte a ter credibilidade. Ninguém confia mais no Enem, o que é ruim”, afirmou nesta sexta-feira (27).

Malvina publicou nota no site do Inep anunciando que deixará a presidência do órgão. “Vivi intensamente o Inep e nele aprendi com os meus colegas o valor de ser inepiana”, comentou. Já Maria do Pilar usou sua conta pessoal no Twitter: “Daqui a pouco, primeira reunião de transição com o novo secretário de Educação Básica, César Callegari”. Outra secretaria que terá mudança é a de Educação Profissional e Tecnológica (Setec). O titular Eliezer Pacheco deixará o cargo.

(Reportagem: Letícia Bogéa/ Foto: Beto Oliveira/Ag. Câmara/ Áudio: Elyvio Blower)

Nenhum comentário:

Postar um comentário