12 de jan. de 2012

PT reconhece que Yeda tinha razão

Post do blog Palpite Político

Governador Tarso Genro prometeu
pagar o piso durante os quatro
anos de governo
A atrapalhada política do governo Tarso, quanto ao pagamento do valor do piso nacional do magistério, merece ser amplamente explorada pelos partidos de oposição. O governador prometeu durante a campanha eleitoral de 2010 viabilizar o cumprimento da lei federal que ajudou a conceber quando era ministro da Educação, no governo Lula. O secretario estadual da Fazenda, Odir Tonollier, confirmou, por meio de dados consistentes, apresentados nesta semana, que o Estado não poderá pagar o piso conforme determina a legislação, nem se a conta for dividida em três anos.

Além de reconhecer o “calote eleitoral” de Tarso, Tonollier admite que o PT sabia das dificuldades da administração de Yeda Crusius (PSDB) quando era oposição. Em resumo, os petistas mentiram para os gaúchos na campanha e blefaram de forma irresponsável na oposição.

Não é apenas o percentual de reajuste (22% anual) previsto na lei que inviabiliza o piso, como alegou Tonollier. O governo Tarso também terá que alterar a estrutura de remuneração estabelecida na carreira do magistério. Isso foi discutido em diversos fóruns durante o governo Yeda, mas sempre recebeu críticas por parte do PT. Depois de reconhecer a impossibilidade do pagamento do piso, certamente, o próximo passo de Tarso será admitir mudanças no intocável Plano de Carreira do magistério estadual, datado de 1974.

Nenhum comentário:

Postar um comentário