10 de jan. de 2012

Vamos contrapor o (des)governo Tarso

Post de Marta Fattori*

Frente ao descompasso do governo Tarso e a não apresentação de um plano de gestão no âmbito da educação para colocar a rede pública de ensino nos trilhos da qualidade, nos resta contrapor com ideias em espaços como este na internet. Queremos abrir os olhos da sociedade gaúcha, hoje, conectada na rede mundial de computadores.

Os tucanos possuem boas experiências para compartilhar com aqueles que estão comprometidos em elevar o nível de aprendizagem nas nossas escolas. No governo Yeda existia um plano para tirar o Estado da crise vivida no ensino em parceria com todos os prefeitos, iniciando pelo transporte escolar, que apresentava problemas a cada início de ano letivo. A competência da ex-secretária da Educação, Mariza Abreu, acabou com o dilema do transporte de alunos, criando um programa de apoio a esse serviço no formato de lei.

A matrícula informatizada (acabando com a dupla matrícula) está entre os exemplos bem sucedidos de gestão deixado por Yeda. Foram desenvolvidos ainda programas de alfabetização e avaliação do rendimento escolar com o respaldo total dos professores. Pena que o governo Tarso acabou com essas iniciativas, deixando milhares de alunos e educadores sem assessoramento e orientação. Isso tudo sem falar nas capacitações e formações continuadas que ocorreram no governo Yeda, com base nos referenciais curriculares, lamentavelmente extintos pela administração petista.

A marca dos governos do PT é acabar com tudo o que os outros deixam de bom. Não poderíamos esperar postura diferente. Alguns “companheiros" não souberam como manter ou abriram mão de dar continuidade aos programas deixados pelo governo do PSDB.

O governo Tarso assumiu uma Secretaria da Educação com todos os processos organizados, ações estruturais definidas e em andamento pleno com aval da maioria dos professores. É esse o diferencial entre nós tucanos e os petistas, que inventaram em mudar o Ensino Médio da noite para o dia deixando todas as escolas sem entender o que realmente o governo quer, gerando inúmeras dúvidas e descontentamentos na comunidade escolar. Nós estamos de olho e seguiremos contraponto ações que desconstroem a Educação no nosso Estado.

*Professora e ex-coordenadora regional de Educação em Caxias do Sul

Nenhum comentário:

Postar um comentário