25 de jan. de 2012

Tragédia nacional

Dep. Rogério Marinho (PSDB/RN)
No PSDB na Câmara hoje, 25 de janeiro de 2012, o Deputado Rogério Marinho cobra mudança no atual sistema de ensino do país

Em entrevista à TV Câmara, o deputado Rogério Marinho (RN), representante da bancada na Comissão de Educação e Cultura, criticou e cobrou mudanças no atual sistema de ensino do Brasil, considerado por ele uma tragédia nacional. “O problema não se resolve só colocando mais recursos na área, não é simples assim. Precisamos fazer uma revolução no país no que diz respeito à qualidade do ensino. Isso começa pela formação e estímulo ao professor”, disse.

Ainda de acordo com Marinho, o governo federal precisa definir “estratégia para todo o país com o objetivo de tornar o ensino da matemática mais atrativo nos primeiros anos do aprendizado”. Na visão do parlamentar, “não é possível que a sociedade aceite o fato de que quase a metade dos alunos não consiga fazer contas básicas. Isso é uma tragédia nacional”.

Além da falta de estímulo ao professor e de melhores salários para a categoria, o tucano incluiu entre os problemas do setor a questão dos currículos universitários dos futuros docentes. Segundo ele, muitos não recebem nas Universidades a metodologia adequada para repassar aos seus alunos.

Conforme os dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), os índices de aprendizagem em matemática não alcançam 20% dos alunos do fundamental. Esse ano, o “Todos pela Educação” divulgou o resultado de teste aplicado em seis mil alunos de todas as capitais do país: 57,2% dos estudantes do 3º ano do ensino fundamental não sabem resolver operações matemáticas básicas.

(Da redação com assessoria de imprensa do deputado / Foto: Paula Sholl)

Nenhum comentário:

Postar um comentário