22 de jan. de 2012

Primeiras notícias sobre a educação no Canadá

Collumbia International College, Canada
Post de Mariza Abreu*


Desde 17 de janeiro, estou no Canadá para conhecer o Columbia International College e o sistema de educação do país


Em missão organizada pelo Sinepe/RS - Sindicato dos Estabelecimentos Privados do Rio Grande do Sul, estou em Hamilton, Ontario, Canadá, em visita de estudos ao Columbia International College.

O Columbia foi criado em 1979 e hoje, com cerca de 1.700 alunos oriundos de mais de 70 países, oferece a Junior High School e a High School. No Canadá, a escola primária corresponde a seis anos letivos, e a idade para ingresso na primeira série sao seis anos. As sétima e oitava séries correspondem a Junior High School, equivalente a segunda etapa do nosso Ensino Fundamental. E o Ensino Médio, a High School, são quatro anos: as séries 9, 10, 11 e 12.

Currrículo oficial, diversificação do Ensino Médio e inexistência de vestibular

 um currículo definido pelo governo da Província de Ontário, com numero definido de matérias a serem cursadas pelos estudantes, cada uma delas correspondendo a um crédito que equivale a 110 horas-aula no semestre letivo.

No Ensino Médio, o currículo é padrão nas séries 9 e 10 e depois diversifica-se em três caminhos: preparação para o trabalho ou para o college ou para a universidade.

O college oferece cursos superiores tecnologicos, como hoje começam a ser oferecidos no Brasil, notadamente nos Ifets - Institutos Federais de Educação Tecnologica.

No Canadá, não  vestibular para ingresso na universidade. Os alunos são admitidos aos cursos de graduação de acordo com seu desempenho na escola secundária. Ao mesmo tempo, o currículo da 12 série encaminha para a faculdade escolhida pelo aluno. No Columbia, são seis currículos diferentes que preparam, respectivamente, para as engenharias, ciências, ciência da computação, matemática e administração, ciências sociais, e artes.

No currículo oficial, todas as matérias têm a mesma carga horária semanal. A variação ocorre com o numero de semestres em que as diferentes matérias do currículo são obrigatórias. Em consequência, quase todos os professores têm o mesmo de horas-aula por semana com cada turma de alunos. E têm o mesmo numero de turmas e alunos por semestre ou ano letivo. E os alunos têm menos matérias ou diciplinas por semestre ou ano letivo.

Por exemplo, no Columbia, somente Inglês é obrigatório nas quatro séries do Ensino Médio. A Matemática é obrigatória para todos os alunos somente nas séries 9 e 10, e também é obrigatória nas séries 11 e 12 nos quatro currículos preparatórios para as engenharias, ciências, ciência da computação, e matemática e administração, mas não é obrigatória nos currículos preparatórios para ciências sociais e artes.

Por exemplo, Geografia do Canadá e Historia do Canadá são matérias obrigatórias para todos os alunos nas séries 9 e 10. Mas quem vai se preparar para cursos superiores de ciências sociais deverá obrigatoriamente cursar outras matérias ou disciplinas de historia, sociologia, política etc.

Em Hamilton, são 14 escolas publicas, quatro das quais são católicas. E quatro escolas privadas, entre elas o Columbia, que tem 100% de admissão às melhores universidades do Canadá. Das escolas publicas, 40% de alunos ingressam nas universidades.

 mais para se falar da educação no Canadá e no Columbia. Voltaremos ao tema.

*Ex-secretária da Educação do Rio Grande do Sul

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