18 de jan. de 2012

Até quando vamos aguentar a falta de compromisso do governador com a educação?

Post de Marta Fattori*

Com que incentivo um professor da rede estadual, que se encontra num merecido período de férias, voltará para dar início ao ano letivo? Tarso prometeu dar um novo rumo a educação gaúcha e retirou todos os bons projetos do Programa Estruturante Boa Escola Para Todos, deixado por Yeda. Essas ações davam suporte ao trabalho dos professores e lamentavelmente foram ceifados pelo governo petista.

Estamos acompanhando um amontoado de mentiras, contradições, falta total de transparência entre o que prometeram durantes as eleições e o que fazem no governo. Quando foram oposição, se posicionavam contra tudo, afirmando que as escolas estavam sucateadas, todos os programas implantados eram ruins. Falavam isso sem a mínima análise do que realmente estava sendo feito.

Pelo visto, o PT não vai pagar o piso salarial prometido aos professores e vai se manter na ilegalidade. O governo Tarso tenta impor mudanças no currículo do Ensino Médio. Abre concurso público com o salário defasado, o que levará os aprovados a ingressarem na carreira com os vencimentos abaixo do piso nacional.

Como retornar ao trabalho diante desses fatos? Até quando vamos ceder, nos doar, enfrentando o dia a dia nas escolas por um salário baixo? Mais respeito, governador Tarso, com aqueles que assumem as escolas de peito aberto, enfrentando todas as mazelas da sociedade ali presentes.

Um ano se passou e quais foram as mudanças que o PT fez? Pagar o piso aos professores seria expor o mínimo de decência após as promessas de campanha.

*Professora e ex-coordenadora regional de Educação de Caxias do Sul

Nenhum comentário:

Postar um comentário