7 de jan. de 2012

Ensino Médio no Rio Grande do Sul de 2000 a 2010

Post de Mariza Abreu*

Ampliação do atendimento educacional dos 15 a 17 anos, mas ainda não universalizado, redução do atraso escolar e aumento dos concluintes, porém insuficientes, e aprendizagem muito distante da adequada


Da mesma forma como no ensino fundamental, apresentamos no quadro a informações sobre o ensino médio no Rio Grande do Sul.


Matrículas e atendimento educacional

Como no ensino fundamental, no Rio Grande do Sul também ocorreu redução do número total de matrículas no ensino médio. Entretanto, diferentemente do fundamental, no ensino médio foi menor a redução do número de alunos na rede pública, verificando-se, pois, redução da participação da rede privada na oferta das matriculas nesse nível de ensino, de 15,4% para 10,7%.

Também como no ensino fundamental, a diminuição das matrículas não é um problema em si mesmo, pois nos anos 2000 ocorreu simultaneamente aumento da taxa de atendimento educacional da população de 15 a 17 anos, pela redução da população residente nessa faixa etária.

Entretanto, diferentemente da população dos 7 aos 14 anos, com atendimento educacional já universalizado, entre os jovens de 15 a 17 anos há ainda percentual considerável fora da escola, correspondendo a 17,8% ao final da década.

No ensino médio, é imprescindível acompanhar a evolução da matrícula ou escolarização líquida, pois parte dos jovens de 15 a 17 anos está atrasada em sua escolarização, ainda cursando o ensino fundamental.

No Rio Grande do Sul, assim como no Brasil, cresceu a escolarização ou matrícula líquida no ensino médio, ou seja, o número de jovens de 15 a 17 anos matriculados neste nível de ensino, atingindo 53,1% no Estado ao final da década.

O problema é que a melhoria desses indicadores do ensino médio depende do fluxo escolar no ensino fundamental. De nada adiante oferecer mais matrículas no médio se os alunos ainda não concluíram o nível de ensino anterior.

Atraso escolar e concluintes

Da mesma forma como no fundamental, no Rio Grande do Sul também diminuiu a distorção série-idade e aumentou a taxa de concluintes no ensino médio, embora ainda insuficientes e longe da meta de 90% dos jovens brasileiros com ensino médio concluído até 19 anos de idade, a ser atingida até 2020, definida pelo Todos pela Educação.

Desempenho escolar dos estudantes

Muito preocupantes são os dados sobre o desempenho escolar dos alunos ao final da educação básica. Além de insuficientes, os percentuais de alunos com a aprendizagem adequada ao final do ensino médio evoluíram muito pouco em língua portuguesa e se mantiveram estagnados em matemática.

Se esses dados ainda colocam a educação gaúcha acima da média brasileira, também é verdade que a educação do Rio Grande do Sul vem sistematicamente perdendo posição no contexto nacional. Outros Estados andam mais rápido do que nós e vêm nos ultrapassando.

Desde o final dos anos 90, em parte devido à expansão das matrículas no ensino médio, que passaram de 5,2 milhões em 1995 para 8,2 milhões de alunos no ano 2000, em parte pela necessidade de adequar a escola aos desafios da sociedade do conhecimento e da comunicação em rede, discute-se no país a necessidade de reforma curricular neste nível de ensino, até agora, porém, ainda não implementada.

*Ex-secretária da Educação do Rio Grande do Sul

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