28 de mar. de 2012

Caso Suepro: O quê dizem as notícias e as fotos?

Diferentes versões divulgadas sobre a audiência pública de ontem na Assembleia demonstram que não há notícia neutra


A  notícia de um acontecimento, sua chamada e a fotografia que a acompanha, são eloquentes da posição de quem a está divulgando.


Foto da audiência pública no site da AL
Vejam só como foi noticiada a audiência pública sobre a extinção da Suepro pela Secretaria da Educação, realizada ontem na Assembleia Legislativa.


A chamada da matéria no site da Assembleia, postada ontem, foi "Secretário da Educação diz que mudanças na Suepro buscam melhoria das escolas técnicas gaúchas". 


Com a chamada "Parlamentares e representantes das entidades manifestaram-se contra a extinção da Suepro", a foto é geral da mesa, com a presença, da esquerda para a direita, dos dois representantes das escolas técnicas,  dos Deputados Pedro Pereira (PSDB) e Alceu Barbosa (PDT) e dois presentantes da Secretaria da Educação.

E no texto são apresentadas de forma sintética as intervenções de todos os integrantes da mesa e outros deputados que usaram a palavra.


Pedro Pereira na audiência pública.
Foto: Galileu Oldenburg | Agência AL/RS
No blog da Bancada do PSDB, a chamada do post é "Pedro Pereira: Extinção da Suepro é um equívoco", com a foto dos Deputados Pedro Pereira (PSDB) e Alceu Barbosa (PDT), que presidia a audiência pública.

E o texto apresenta a posição do partido, expressa pelo Deputado, contrária à extinção da Suepro.

Quanto aos dois principais jornais do Rio Grande do Sul, hoje, a Zero Hora não tratou do tema e o Correio do Povo publicou notícia, sem foto, com a chamada "Assembleia discute mudanças na Suepro" e a subchamada "Representantes de escolas técnicas do RS não querem a extinção do órgão".  O texto da notícia apresenta os argumentos de todos os presentes à audiência pública sobre a extinção da Suepro - representantes das escolas, Secretaria da Educação e parlamentares.


Foto do site da Secretaria da Educação
A notícia de ontem no site da Secretaria da Educação, com o título inexpressivo de "Educação Profissional", tem também um texto absolutamente parcial:


"Em audiência pública realizada na manhã desta terça feira (27), na Sala João Neves da Fontoura (Plenarinho) da Assembleia Legislativa, o secretário de Estado da Educação, Prof. Dr. Jose Clovis de Azevedo, reafirmou que a Educação Profissional é prioridade da atual gestão na Secretaria de Estado da Educação (Seduc). "


Como se vê, escamoteou a questão em debate: manutenção e fortalecimento da Suepro versus sua extinção, esta em implementação pela Secretaria.


Mais elucidativa ainda do "jeito petista de governar" é a foto no site da Secretaria: só aparecem os representantes do governo, com um secretário falante e dono da verdade ao lado de um superintendente da Suepro cabisbaixo e calado. O primeiro vitorioso em sua política para a gestão da Educação Profissional no Estado, o segundo, derrotado.


Provavelmente esta foto representa, como diria a esquerda, a correlação de forças entre as tendências do PT sobre a Educação Profissional e a política educacional em geral. Até parece que a gestão do PSDB na educação gaúcha está mais próxima do MEC do PT do que o PT da SEC do PT do MEC. Observem-se as posições sobre avaliação externa de aprendizagem, plano de carreira do magistério, parceiras público-privadas, projeto de alfabetização - financiado pelo MEC em 2008 e 2009 e extinto pelo PT em 2011), educação profissional... É... O governo Tarso parece que é conduzido por um PT de antes do governo Lula. Pobre RS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário