25 de mar. de 2012

RS: campeão em repetência

A Zero Hora de domingo, 25 de março, publicou matéria sobre a repetência na educação gaúcha

Entre outros dados importantes, informa-se que a taxa de repetência no Ensino Médio no Rio Grande do Sul é a maior do país. E no Ensino Fundamental fica acima da média nacional.

No texto principal da matéria, o atual Secretário da Educação, José Clóvis de Azevedo,  afirma ser essa "uma das questões mais graves da educação hoje".

Priscila Cruz, diretora-executiva do Todos pela Educação, levanta a hipótese de que o RS  "é um Estado com cultura escolar de maior rigidez e sem política específica para evitar reprovações".

A ex-secretária da Educação Mariza Abreu avalia que "o Estado ficou à margem das discussões sobre os malefícios da retenção feitas no país a partir dos anos 90" e que, como "a implantação dos ciclos em Porto Alegre não teve bons resultados, então ficou no inconsciente coletivo a impressão de que reprovar é melhor do que a aprovação automática".

Foram entrevistados e prestaram depoimentos sobre a reprovação escolar, os especialistas José Francisco Soares, da Universidade Federal de MG, Guiomar Namo de Mello, ex-integrante do Conselho Nacional de Educação, e Ruben Klein, consultor da Fundação Cesgranrio.

Vale à pena ler a matéria completa da Zero Hora. Para isso clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário