19 de mar. de 2012

Deu no Valor Econômico: Ministro reconhece que reajuste de 2012, de 22,2%, é muito forte

Em matéria no Valor Econômico de hoje, 19 de março, sobre o lançamento de edital do programa Brasil sem Fronteiras, que concede bolsas de estudos para brasileiros no exterior, o ministro Mercadante defendeu correção automática do piso de professor

Mercadante também defendeu o piso salarial dos professores, alvo de críticas duras de governadores de Estados, inclusive do PT, dizendo que essa política é essencial para uma Educação de qualidade. Mas reconheceu que o reajuste deste ano, de 22,2%, é muito forte, não podemos dizer que não é. Custa caro o piso do professor? Custa. Mas a ignorância custa muito mais . Ele informou que o Congresso Nacional está criando uma comissão para formular uma regra de reajuste, de forma a atrair os melhores profissionais para a Educação. Precisamos fazer o piso continuar crescendo em termos reais . A ideia é criar uma política de reajuste automático como a do salário mínimo.

Comentário: Segundo o processo de tramitação dos projetos de lei no Comgresso Nacional, no atual estágio de apreciação da matéria, a Câmara dos Deputados somente pode aprovar o texto original do Projeto de Lei 3.776, de 23/07/2008, do ex-presidente Lula, para adotar o INPC como critério de reajuste do piso ou aprovar o Substitutvo do Senado Federal, que mantém o crescimetno do valor minimo nacional por aluno/ano dos anos iniciais do Fundeb, transferindo o mês de reajuste de janeiro para maio. Não é possível a formulação de texto novo, com outra alternativa para reajuste do piso. Para isso, será preciso a apresentação de novo projeto de lei que começará novamente sua tramitação no Congresso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário