7 de mar. de 2012

Fortalecimento da educação

Dep Andreia Zito (PSDB/RJ)
No PSDB na Câmara de 6 de março, a Dep. Andreia Zito propõe exame médico anual para alunos da rede pública de ensino

A deputada Andreia Zito (RJ) apresentou projeto de lei que obriga a realização de exame básico de saúde, incluindo análise de audição e visão, para todos os alunos da educação infantil, fundamental e ensino médio da rede pública do Brasil. Pela proposta da tucana, os discentes deverão passar pelo processo anualmente.

Na visão da parlamentar, o fortalecimento da educação trará uma série de benefícios, como desenvolvimento, motivo pelo qual ela defende que os estudantes passem por exames periódicos. “Se detectarmos algum problema que possa prejudicá-los nos seus estudos, a gente consegue minimizar por meio dos exames. O objetivo é facilitar na educação”, apontou.

“Muitas vezes, uma criança que tem um problema na visão, para poder começar a escrever, enfrenta uma enorme dificuldade. Isso torna o aprendizado mais lento. Às vezes, o professor não tem paciência e a criança cria um problema psicológico”, acrescentou. Segundo ela, o caso vira uma bola de neve. “Com essa oportunidade, tenho certeza que vai facilitar muito para que eles possam ter um melhor rendimento.”

Andreia Zito afirma que a proposta visa erradicar os problemas sérios que aparecem na infância e se desenvolvem na adolescência, quando não são tratados desde o início. A deputada lembra que, em São Paulo, o exame foi realizado. Constatou-se que mais da metade dos alunos tinha problemas de visão, audição, sobrepeso e desnutrição. Isso atrapalhava no desempenho educacional.

(Reportagem: Artur Filho / Foto: Leonardo Prado/ Áudio: Elyvio Blower)

Nenhum comentário:

Postar um comentário