25 de mar. de 2012

Deu no Jornal Nacional: Tarso sofre lapsos de memória

O Jornal Nacional noticiou na quarta feira à noite, 21 de março, matéria sobre o reajuste de 23,51% proposto pelo governo do Estado ao magistério gaúcho

A repercussão nacional da votação na Assembleia Legislativa do projeto de lei do Executivo com reajuste salarial dos professores, ocorrida na terça feira, 20 de março, colocou o governo Tarso em maus lençóis.

O Jornal Nacional divulgou que o reajuste aprovado de 23,5% não faz o piso estadual alcançar o piso nacional. Em clima de apreensão e com protestos de professores nas galerias da Assembleia, o pedido da oposição para que o piso nacional fosse pago no máximo em 60 dias foi rejeitado, e os deputados contrários ao governo se retiraram da votação.

O Jornal Nacional também informou que, segundo o governo gaúcho, novos reajustes pretendem elevar o piso do magistério para R$ 1.260 em 2014, bem menos do que os R$ 1.451 previstos hoje, em lei. Essa diferença decorre do índice de correção do valor do piso, pois a lei prevê o valor mínimo por aluno do Fundeb e o governo gaúcho está utilizando o INPC.

Ao final, a notícia relembra que o governador gaúcho Tarso Genro era ministro da Educação quando a lei do piso nacional começou a tramitar e em depoimento gravado, o governador declara que quem instituiu o piso tem aportar recursos para Estados e Municípios pagarem o piso.

Tarso Genro esqueceu que foi ele assinou a lei do piso em 2008, como ministro da Justiça do governo Lula. Foi o governo federal do PT, do qual Tarso participou, que gerou a situação em que se encontra o governo estadual do PT, do mesmo Tarso Genro.

Ao final da matéria, o Jornal Nacional divulgou declaração do MEC segundo a qual o piso nacional criado pelo Congresso em 2008 está na Constituição Federal e que cabe à Justiça do Trabalho fiscalizar o cumprimento da lei. Ainda segundo o MEC, até fevereiro deste ano, somente Rondônia, Amapá e o Rio Grande do Sul não pagavam o piso do magistério.

Assista no blog da Bancada do PSDB o vídeo do Jornal Nacional: http://bancadapsdbrs.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário