30 de mar. de 2012

Nomeação irresponsável

Mendes Thame (PSDB/SP)
No PSDB na Câmara de ontem, 29 de março, o Líder da Minoria questionou o ministro da Educação sobre ocupação de cargos no MEC


O líder da Minoria na Câmara, Antônio Carlos Mendes Thame (SP), apresentou nesta semana Requerimento de Informação ao Ministro da Educação, Aloizio Mercadante, para saber quais são os critérios de contratações e nomeações em cargos de livre provimento do MEC, em especial, para a Diretoria de Integração das Redes de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (MEC).


A decisão do líder de pedir explicações ao ministro foi baseada em notícia publicada no Blog da Amazônia sob o seguinte título: “Cursando faculdade há 21 anos, petista do Acre vai assumir diretoria do MEC”. O petista em questão é Irailton Lima de Sousa, militante do PT, ex-candidato a vereador em Rio Branco e muito próximo ao atual governador do estado, Tião Viana (PT).


“A expansão da educação profissional é complexa e consiste num dos principais desafios educacionais do Brasil. Nesse sentido, a notícia da contratação de um militante do PT que nem terminou o curso superior para a Diretoria de Integração das Redes de Educação Profissional e Tecnológica, que coordena programa como Pronatec e Brasil Alfabetizado, nos deixa muito preocupados”, avaliou.


A matéria demonstra que Irailton enfrenta dificuldades para apresentar o diploma de graduação em Ciências Sociais pela Ufac (Universidade Federal do Acre), exigido pelo MEC. Segundo a coordenação do curso de bacharelado em Ciências Sociais, Sousa iniciou o curso, pela primeira vez, em 1991. “Os cargos no Ministério da Educação são de livre provimento. São cargos políticos. Não existe uma exigência legal para que tenha a formação”, argumenta Sousa na matéria.


Na opinião do líder, a defesa do Diretor demonstra que o Governo está ocupando cargos de forma irresponsável. Em sua justificação, Thame destaca que o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec) foi eleito pela presidente Dilma Rousseff como área estratégica para o desenvolvimento social do Brasil e necessita ser implantado em todo o país ainda este ano, portanto deve ser comandado por, no mínimo, alguém capacitado.


(Da Liderança da Minoria na Câmara/ Foto: Alexssandro Loyola)

Nenhum comentário:

Postar um comentário