1 de mar. de 2012

Líder tucano aponta manipulação do índice de reajuste do magistério

Lucas Redecker
Do blog da Bancada do PSDB na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, hoje, 1º de março

O desrespeito ao compromisso assumido pelo governador Tarso Genro durante a campanha eleitoral de 2010, quanto ao cumprimento da lei do piso nacional do magistério, foi duramente criticado pelo líder da Bancada do PSDB, Lucas Redecker, nesta quarta-feira (29), durante sessão plenária na Assembleia Legislativa. Redecker cobrou coerência de Tarso e dos partidos da base de apoio ao governo que, quando eram oposição, cobravam o pagamento do piso.

O parlamentar disse que a proposta de reajuste apresentada aos professores pelo Executivo gaúcho desconsidera o índice legal estabelecido para elevar anualmente o valor do piso. Ele destacou ainda que o governador está subestimando a inteligência dos professores ao anunciar números manipulados.

Redecker explicou que o reajuste de 76,6% divulgado pelo governo é composto por duas parcelas autônomas incorporadas no valor de R$ 38,91, representando 10,9% em maio de 2011 e 9,8% em maio de 2012. Descontadas essas parcelas, o valor restante corresponde ao reajuste oferecido pelo Palácio Piratini. “Em outras palavras, o aumento efetivo dado aos professores até o final do mandato de Tarso é 45%, não 76,6% como está sendo dito”, observou o deputado.

O líder tucano chamou a atenção para outro detalhe na proposta do governo. Redecker destacou que 56% do valor parcelado em três anos será pago apenas nos oito últimos meses da administração, em pleno período eleitoral. “Mais da metade do valor prometido será pago durante a campanha de 2014. Isso fere o espírito tanto da lei eleitoral, quanto da lei de responsabilidade fiscal”, concluiu.

O deputado Pedro Pereira classificou o não cumprimento da lei do piso como calote eleitoral. “O governador Tarso Genro enganou os professores dizendo que iria pagar o valor do piso até o final de seu mandato. O que o governo está fazendo é vergonhoso”, sentenciou.

Para a deputada Zilá Breitenbach, o piso nacional representa a dignidade dos professores. Ela cobrou a posição dos deputados que integravam a frente parlamentar em defesa da lei durante o governo Yeda. “Onde estão os parlamentares que defendiam o pagamento imediato do piso? Hoje estão no governo descumprindo a legislação”, avaliou.

Luís Gustavo Machado – Jornalista (DRT/RS 15280)

Nenhum comentário:

Postar um comentário