6 de mar. de 2012

Mais uma promessa

No PSDB na Câmara de ontem, 5 de março, deputados tucanos alertam que anúncio do MEC sobre entrega de creches é propaganda enganosa

Dep. Luiz Fernando Machado (PSDB/SP)
Os deputados Luiz Fernando Machado (SP) e Vaz de Lima (SP) classificaram como propaganda enganosa a divulgação da entrega de 633 creches pelo Ministério da Educação, enquanto apenas 221 estavam totalmente concluídas. Segundo o jornal “O Globo”, um balanço da pasta mostra que inúmeras unidades do ProInfância estão com obras paradas ou atrasadas. No Rio de Janeiro, tem creche sendo usada até como estacionamento.

Na avaliação de Machado, esse é o descompasso de administração Dilma Rousseff, em que a publicidade é mais importante do que a ação de governo. “As crianças que aguardam vagas em todo o país precisam saber que o anúncio feito é mais uma promessa. A falta de sintonia entre a propaganda e a prática vem causando uma certa revolta na oposição. Anunciar e não realizar é um grande problema da gestão atual”, ressaltou nesta segunda-feira (5).

O ProInfância foi lançado em 2007 como o maior programa já concebido pelo Executivo federal para suprir as carências do setor. A iniciativa pretende construir 8,9 mil unidades até o fim de 2014. Os tucanos acreditam que, nesse ritmo, o objetivo não será alcançado, contrariando a promessa de Dilma de abrir seis mil novos estabelecimentos.

Dep. Vaz de Lima (PSDB/SP)
“Quem mente para a população nas coisas pequenas, mente nas grandes. É dessa forma que vejo a administração Dilma: muita enganação, mentira e propaganda enganosa. O povo não merece isso, principalmente em uma área tão importante como a educação”, apontou Vaz de Lima.

“Esse é mais um produto eleitoral do governo do que uma vontade política de resolver o problema. Anunciam na TV, gerando expectativa nas pessoas, e depois pouco realizam. Esse é o PT que está administrando o país”, finalizou.

O jornal mostra que uma creche do PAC na comunidade da Rocinha, em fase de acabamento, foi invadida e transformada em estacionamento. No domingo (4), 13 carros e 17 motos ocupavam o pátio do imóvel, cujas obras estão paradas há um ano. Em uma das paredes da creche, está pintado o preço da mensalidade de uma vaga para moto (R$50).

Falta de vagas é crônica

→ As 221 creches completamente prontas correspondem a 5% das 4.035 obras aprovadas pelo MEC desde 2007, quando o programa foi lançado. O MEC estima que o atual déficit no Brasil é de 19.766 creches e pré-escolas.

→ Em Anápolis, só uma creche financiada pelo ProInfância funciona. A unidade aparece com 80,12% de execução física, mas está longe de poder receber crianças. Na última quarta-feira, quando “O Globo” foi ao local, cerca de 25 operários trabalhavam no prédio. Faltava assentar os pisos interno e externo, terminar a pintura e instalar a caixa d’água.

→ A falta de vagas no Brasil é crônica. O censo do IBGE mostra que, em 2010, apenas 23,6% das crianças com idade até 3 anos frequentavam creches. Na pré-escola, eram 80%. O público não atendido na faixa de 0 a 5 anos era de 9,5 milhões de crianças, ainda segundo a reportagem.

(Reportagem: Letícia Bogéa/ Fotos: Ag. Câmara/ Áudio: Elyvio Blower)

Nenhum comentário:

Postar um comentário