28 de mar. de 2012

Deu no Correio: Assembleia discute mudanças na Suepro

O Correio do Povo hoje, 28 de março, na seção de Ensino, noticia que "Representantes de escolas técnicas do RS não querem a extinção do órgão"


As mudanças em estrutura e funcionamento da Superintendência da Educação Profissional do RS (Suepro) preocupam a comunidade escolar. Por isso, o assunto foi debatido ontem na audiência pública da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa. Em sua manifestação, o secretário de Educação, Jose Clovis de Azevedo, evitou falar em extinção, informando que o órgão está sendo integrado aos departamentos e ao gabinete da Secretaria (SEC).


A presidente do Conselho dos Diretores das Escolas Agrícolas (Cedea), Méri Cichocki, ressaltou que a criação da Suepro surgiu de longa caminhada de discussões com diretores das escolas técnicas e que veio suprir as necessidades e o diferencial representado por essas instituições. "Não se admite que as escolas técnicas tenham o mesmo olhar que as demais escolas", avaliou.


Para o deputado Alceu Barbosa, que propôs o encontro, o que surpreendeu a todos foi a forma como chegou a notícia de mudanças na Suepro. "A solução não seria a extinção, mas o saneamento e a sua colocação naquele lugar para o qual ela foi criada", sugeriu. Ele recebeu, de integrantes de entidades representativas das escolas técnicas, um abaixo- assinado e prometeu encaminhá-lo ao governador Tarso Genro para que avalie a questão.


O deputado Pedro Pereira considerou que o governo estadual caminha contra aquilo que deseja o governo federal. "O governo federal está instituindo o Programa Nacional de Educação no Campo (Pronacampo), e o Estado quer terminar com as Escolas Agrícolas. Não dá para entender", observou. Já o deputado Jeferson Fernandes ressaltou a importância da formação profissional. "Pelo que foi posto, é intuito que a Educação Profissional se fortaleça, e nós temos que avaliar se isso, na prática, está se efetivando ou não", ponderou.


Conforme Jose Clovis, a proposta da SEC é para priorizar a Educação Profissional. "A intervenção visa fortalecer as escolas técnicas, acabando com o paralelismo como estava acontecendo", assinalou o secretário.


DADOS


A Superintendência da Educação Profissional do RS possui estrutura com Diretoria Executiva e os Departamentos Pedagógico, Técnico e Administrativo.


O diretor superintendente da Suepro é Pedro Luiz Maboni.


A audiência pública na AL foi proposta pelo deputado Alceu Barbosa, por solicitação da AGPTEA e do Cedea, representados, nesta reunião da Comissão de Educação, pelos professores Sérgio Crestani e Méri Terezinha Cichocki, respectivamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário